Evento na ACIAP reuniu aproximadamente 50 jovens em busca de estágios

segunda, 17 de junho de 2019
Estudantes do Ensino Médio marcam presença em evento sobre conhecimento e recrutamento de estagiários

Aconteceu hoje, dia 17, no auditório Habib Sarkis da ACIAP uma apresentação da ACIAP Estágios em parceria com a Gerar Estágios, dirigido pela coordenadora do setor Gestão de Talentos, Karla da Silva. O objetivo é dar uma oportunidade ao estudante, de forma que ele seja inserido no mercado de trabalho, logo, as empresas podem contratar um colaborador que será moldado dentro de sua cultura organizacional.

Houve uma breve apresentação sobre o que é o estágio, quais são as leis que abrangem o estagiário e o empregador, como formular um currículo, além de técnicas e dicas para entrevistas. Ainda durante a apresentação, foi abordado o tema empregabilidade, que diz respeito ao quanto o cidadão é empregável e quais são as competências necessárias que o mercado exige para contratação.

Durante a apresentação, ainda foi citado sobre a entrevista, a qual foi definida como uma conversa com objetivo determinado, em que é necessário demonstrar conhecimento sobre a empresa para que haja a troca de informações do empregador com o entrevistado. Geralmente, os assuntos abordados na entrevista são: quem é a pessoa, o que faz e quais as competências, que abrangem então o CHA (Conhecimento teórico, Habilidades técnicas e Atitude).

Outro assunto abordado foi o currículo do entrevistado, mostrando aos estudantes o que é necessário ter no currículo e o que é preciso evitar. Além disso, também foi falado das redes sociais, um fator importante nos dias de hoje. É importante lembrar que o empregador vai procurar conhecer quem será o novo contratado da empresa, por isso é preciso cautela com o que compartilha e posta no ambiente virtual, fotos marcadas e também a foto oficial do perfil.

O comportamento e a comunicação durante a entrevista são essenciais e são observados pelo empregador, devido ao fato de que a linguagem não-verbal poderá dizer muito a respeito do que o entrevistado quer e sobre quem ele é, por isso, algumas dicas também foram dadas sobre o assunto, como postura e olhar.

Por último, para encerrar a apresentação do evento e começar a chamada para a apresentação da vaga aos candidatos, foi falado sobre como agir depois da entrevista, sendo necessário aguardar a resposta, seja ela positiva ou negativa.

O evento contou com a presença de aproximadamente 50 estudantes do Ensino Médio, de 16 a 21 anos de idade, em busca de uma vaga de estágio, com ou sem experiência, mas dispostos a ingressar no mercado de trabalho para valorizar o currículo e colaborar com as empresas, de acordo com o perfil e área de cada um.

Fonte: ACIAP