Equipe da Aciap visita associações empresariais do estado do Paraná

terça, 18 de junho de 2019
Equipe da Aciap visitou Acic (Associação Empresarial de Cascavel) e Acit (Associação Empresarial de Toledo) para analisar estratégias de crescimento

Uma equipe da Aciap realizou no dia 17 de junho, segunda-feira, uma visita técnica nas Associações Empresariais de Cascavel (Acic) e Toledo (Acit) com o objetivo de analisar como as associações funcionam, o que é feito, como é feito, o que obtém sucesso, quais são as novidades possíveis para implementar e fazer com que a Aciap, em São José dos Pinhais, consiga crescer ainda mais.

A visita mostrou números, estratégias e planos de ação que são usados para ter um grande alcance dos empresários nas cidades, como por exemplo, em Cascavel o número passa de 13 mil associados e em Toledo, o sistema associativista é muito forte, chegando a contabilizar 42,79% das empresas do município como associadas, sendo que o município é pequeno com uma população de aproximadamente 138 mil habitantes.

As duas associações usam de técnicas e estratégias específicas para chegar até o empresário, sendo algumas mais pessoais enquanto outras são mais rigorosas. Em Cascavel existe um forte vínculo com a prefeitura, uma parceria que ajuda a associação em diversas situações. Além disso, a entidade sai do seu conforto e vai às ruas oferecer os serviços da Acic. Já em Toledo, existem ações pessoais e diretas com o associado, como acontece quando algum empresário cogita desvincular-se da entidade. Quando isso ocorre, um dos diretores da Acit realiza, pessoalmente, uma visita para tentar reverter a situação por meio de conversas que possam expor os benefícios oferecidos pela associação.

Partindo da iniciativa dessa visita técnica, é notável o quanto a Aciap busca o crescimento e desenvolvimento econômico para os empresários e para o município de São José dos Pinhais. Para atingir as mudanças, é necessário que seja colocado em prática os planos de ação, mostrando os benefícios da entidade. Além disso, é preciso lembrar que a concorrência de São José dos Pinhais está bem ao seu lado, sendo ela a capital paranaense, Curitiba, o que dificulta o trabalho da associação, mas não o torna impossível. É preciso que os são-joseenses passem a olhar para a cidade como um lugar de oportunidade, crescimento e desenvolvimento econômico, enxergando que esse aspecto pode ser favorável às suas empresas, trazendo visibilidade e a chance de fazer novos negócios.

Fonte: