Notícia

OUTUBRO ROSA

segunda, 14 de outubro de 2019
Previna-se!

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para controle do câncer de mama, tem como objetivo principal alertar a sociedade em geral, mas especificamente, as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. Foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the cure e, desde então, a data é lembrada para a campanha que compartilha informações, promove conscientização e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, de forma que possa contribuir para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) – participante do movimento desde 2010 - realizou um levantamento apontando que o Brasil vai somar aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. Por isso, é necessário que haja controle para identificação da doença por meio da mamografia – exame que todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer.

É de extrema importância falar sobre esse assunto, assim como é de extrema importância que as mulheres cuidem da saúde. Não basta realizar o autoexame, é preciso fazer mamografia. E, caso note alguma mudança ou incômodo, procurar um especialista para investigar o que está acontecendo.

Fonte: Aciap