Fluxo de Caixa

quinta, 17 de outubro de 2019
Entenda a importância do fluxo de caixa

Para manter a vida financeira da sua empresa saudável é preciso ter organização para saber como está sendo o lucro. Por isso, o primeiro passo para essa análise é monitorar as entradas e saídas de recursos financeiros, ou seja, o fluxo de caixa empresarial.

Pensando nisso, é necessário fazer uma planilha para ficar sempre atento e de olho nos recursos financeiros de sua empresa. O fluxo de caixa deve ser usado como forma de controle e, principalmente, instrumento na tomada de decisões. O empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações, é possível elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade e a lucratividade, entre outros pontos.

O fluxo de caixa permite ao empresário lançar contas e direitos a receber, além de estimar as receitas e despesas, apurando o saldo disponível ou não, permitindo medidas antecipadas de gestão. Sendo assim, acaba sendo difícil imaginar uma empresa que consiga prosperar sem ter controle das finanças.