Notícia

Será que é hora de mudar de carreira?

quinta, 24 de outubro de 2019
Alguns comportamentos podem responder essa pergunta e você pode se reinventar

A revista Exame produziu uma reportagem que pode te mostrar se é hora de mudar de carreira ou não. É normal ter preguiça de ir para o trabalho algumas vezes, mas se sentir desmotivado todos dias não é comum, principalmente se a produtividade cai e a procrastinação sobe. Se você está se sentindo assim, agora é o momento de parar, olhar e refletir sobre a sua vida profissional.

É necessário analisar quando começou a se sentir dessa forma, se isso acontece só no emprego atual ou se já se sente assim há muito tempo. Às vezes, o problema não é a empresa, mas a profissão escolhida.

Mas não se sinta insatisfeito por precisar parar e repensar as escolhas. Essa é uma atitude necessária nos dias atuais. Vale lembrar que é preciso estar feliz e se sentir realizado com as atividades que faz, até porque a falta de realização profissional pode comprometer a sua saúde física e mental.

Agora, vamos conferir as dicas que a revista Exame produziu!

  1. Se possível, tenha um consultor de carreira

Buscar ajuda com um consultor de carreira que pode te oferecer orientação e acompanhamento é uma ótima opção! Tais profissionais são capacitados para dar apoio durante a transição de forma segura e eficiente.

  1. Questione-se

Se não tem como contratar um consultor de carreira, é preciso questionar-se. É preciso fazer perguntas importantes para obter respostas importantes sobre a área que você quer atuar na vida profissional. Perguntas como: “quais são os meus talentos? Como quero contribuir com a minha vida e dos outros por meio do trabalho? Prefiro trabalhar sozinho ou em equipe? Gosto da ideia de empreender? Tenho talento para isso ou prefiro trabalhar para alguma ideia? ” Depois de responder essas perguntas, pesquise mais sobre as respostas e converse com profissionais desses setores sobre o funcionalismo do setor para saber se é isso mesmo que você quer.

  1. Quando escolher o destino, invista no caminho

Pronto! Agora você já pensou e refletiu sobre a profissão e carreira que deseja seguir. Então é preciso investir nisso por meio de cursos, palestras, capacitações e criação de uma rede de contatos que estão na mesma área. Todos estes investimentos vão ajudar no processo de qualificação para iniciar uma nova jornada e contatos que podem te manter por dentro das novidades do mercado.

  1. Planeje-se e persista!

Não foi fácil passar por todo esse processo de reflexão e escolhas, mas já que você chegou até aqui, é preciso organizar as finanças para investir em novos cursos e para transitar, uma vez que início de carreira é comum começar ganhando menos.

Sempre se lembre que a vida tem altos e baixos. As críticas (positivas e negativas) vão te alcançar em algum momento, seja por familiares ou amigos. Mas você chegou até aqui! Acredite na sua capacidade de se reinventar, ressignificar e, principalmente, realizar-se profissionalmente.

Fonte: Aciap