Você conhece o empreendedorismo sustentável?

sexta, 01 de novembro de 2019
Confira algumas dicas para sua empresa ser amiga da natureza!

Vivemos em uma sociedade que, cada vez mais, busca a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Diariamente o noticiário aborda o assunto sobre a natureza, mostrando diversos desastres ambientais que estão acontecendo no Brasil e no mundo. Devido aos problemas recorrentes, é urgente a necessidade de tomar providências para amenizar as consequências que já estamos vivendo.

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) realizou uma pesquisa mostrando que 70% das pessoas pagariam mais caro por produtos que não sejam tão agressivos e causem grandes impactos na natureza e 61% mudariam o estilo de vida em benefício do meio ambiente.

Não é preciso ter uma empresa voltada às ações ambientais para ajudar na preservação da natureza. O empreendedorismo sustentável vai além desse tipo de empresa. É necessário pensar em formas que não agridem ao meio ambiente. Pensando nisso, foram elaboradas algumas dicas para tornar a sua empresa amiga do meio ambiente.

1. Redução e reutilização de papel: antes de imprimir algum documento, pare e se pergunte: preciso mesmo dessa impressão? Hoje é possível realizar quase tudo de forma eletrônica. Então, imprima apenas o necessário. Além disso, reutilize papéis que não serão usados novamente. Faça rascunho ou bloquinho de anotações. Invente! Essa ação evita que novas árvores sejam derrubadas e garante a proteção das florestas! Usar menos papel ainda é uma das atitudes mais eficientes que qualquer empresa pode ter para manter florestas e poupar recursos naturais em suas tarefas cotidianas.
  2. Economia de energia: quando não estiver usando determinado aparelho, desligue-o. Além disso, os equipamentos mais antigos consomem mais energia, por isso, é preciso pensar em formas de substituí-los por outros mais atuais que não consomem tanta energia assim.
  3. Produção local: sempre dê preferência para empresas de produção local. Produtos fabricados em outros lugares colaboram com a emissão de gás carbônico no transporte para a entrega. Priorize a produção que você conhece!
  4. Consciência coletiva: invista na conscientização ambiental dentro da sua empresa. Atualmente, as pessoas buscam mais empresas ecológicas e acabam desistindo de produções prejudiciais ao meio ambiente. Sendo assim, mostre para a sua equipe a necessidade de ter um diferencial no mercado de trabalho.

Agora você já sabe sobre a importância do empreendedorismo sustentável. Basta tomar iniciativas para promover a conscientização ambiental em sua empresa para colaborar na preservação do meio ambiente e garantir um lugar melhor para as próximas gerações!