Como aumentar a produtividade em sua empresa

sexta, 08 de novembro de 2019
Estudos apontam que a felicidade nos torna mais produtivos

Uma matéria do Estadão apurou que estudos recentes mostram o quanto a produtividade das empresas aumenta quando os colaboradores estão felizes. Hoje é possível notar que não adianta mais encher o funcionário de responsabilidades e esperar bons resultados. É claro que até pode acontecer, mas a produtividade não será excelente.

A sociedade em geral tem buscado e encontrado um olhar mais humano diante dos funcionários, sendo assim, é visível que grandes empresas possuem um atendimento diferenciado. A busca pela boa relação com os clientes é um diferencial. E, essa boa relação só pode existir por meio de bons relacionamentos dentro da empresa, de forma que os colaboradores estejam satisfeitos.

A Época também produziu uma matéria relacionada ao tema. Nessa, o protagonista é Paul Zak, um neurocientista que explica, de acordo com a ciência, como a confiança aumenta a produtividade de empresas. Zak realizou pesquisas com exames de sangue coletados nos Estados Unidos que mostram que a oxitocina, hormônio que aumenta a confiança, pode ser aproveitada no ambiente empresarial. Segundo o neurocientista, a confiança é o principal elemento para o aumento de produtividade, pois quanto mais confiança existe no relacionamento do chefe com o colaborador, menor é a necessidade de supervisão do patrão.

Além de bom relacionamento, é preciso ter estratégias para manter e, melhor ainda, aumentar a produtividade da empresa. Sendo assim, faça uma lista de pontos que precisam melhorar e comece a pensar em meios de realizar as melhorias!