Notícia

Novembro Azul

segunda, 18 de novembro de 2019
Previna-se!

O Novembro Azul é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de próstata. Surgiu na Austrália em 2003, mas só no ano de 2014 ganhou força no Brasil. Tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença como forma de alerta para a sociedade mas, principalmente, para os homens.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros e, as maiores vítimas da doença são homens a partir dos 50 anos. O exame para o diagnóstico costuma ser íntimo e ainda considerado um tabu pela sociedade, mas é preciso lembrar que não passa de um exame normal, o qual pode prevenir uma doença mortal.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos no Brasil foi de 68.220 mil em 2018, cerca de 66,12 novos casos pra cada 100 mil homens.

Falar sobre esse assunto é de extrema importância social, principalmente para os homens. É preciso entender que não importa como o exame é realizado, e sim enfrentar o preconceito e não permitir que aconteça um diagnóstico tardio da doença. Caso note alguma mudança ou incômodo, procure um especialista para investigar o que está acontecendo.

Fonte: Aciap