Reunião Técnica “Projeto Em Frente Brasil"

quinta, 19 de dezembro de 2019
O evento contou com autoridades federais, estaduais e municipais

Aconteceu na última quarta-feira, 18, a Reunião Técnica “Projeto Em Frente Brasil” na sede da Aciap. O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Paraná com a proposta de apresentar o diagnóstico local – Instituto Federal do Paraná – e dirigir orientações gerais para a oficina do plano local. Estiveram presentes autoridades municipais, estaduais e federais para acompanhar a apresentação dos resultados do “Projeto Em Frente Brasil”.

O “Em Frente Brasil” é um projeto-piloto que foi lançado no mês de agosto em cinco cidades brasileiras, sendo uma delas São José dos Pinhais. Tem como objetivo combater a criminalidade por meio da atuação conjunta das polícias e ações sociais e econômicas afim de promover a transformação da realidade local.

A cerimônia teve início com as saudações de boas-vindas seguidas pelos pronunciamentos das autoridades presentes. O presidente da Aciap, Sidnei Jocemir Nascimento, agradece ao comparecimento e disposição dos envolvidos com o projeto, visando melhorias na segurança de São José dos Pinhais. “As portas da Aciap estão abertas para oferecer o melhor para a cidade”, afirma Sidnei.

A secretária executiva/coordenadora da Comitiva do Ministério da Cidadania, Ana Pellini, agradece a recepção municipal e alega engajamento para ajudar no projeto que é de grande importância não apenas para a cidade, mas para o país inteiro, uma vez que o Brasil tem 14% dos homicídios no mundo. “Precisamos de ações concretas para mudar a realidade”, afirma Ana. É preciso da adesão de todos porque acredita-se que “a prevenção é melhor do que remediar”, completa.

Toninho Fenelon, prefeito de São José dos Pinhais, agradece a confiança das autoridades presentes para realizar o projeto-piloto “Em Frente Brasil” em seu município. Conta sobre a importância do trabalho do poder público juntamente com a sociedade civil organizada. “Não adianta tentar diminuir o índice de criminalidade se não fizermos o trabalho preventivo”, diz o prefeito durante seu pronunciamento. Além disso, Toninho reconhece a necessidade de investir em questões sociais para que “São José dos Pinhais cresça e cresça com qualidade de vida”.

Para finalizar os pronunciamentos, o vice-governador Darci Piana comenta sobre a importância de discutir e realizar o que se propõe com o projeto “Em Frente Brasil” para que o município tenha maior segurança. “A gente precisa dar um jeito no volume de mortes por assassinato que está acontecendo nesse país”, afirma Darci. Encerrando sua fala, o vice-governador elogia São José dos Pinhais como “município brilhante” e “economicamente estável”.

O evento teve a apresentação do projeto “Em Frente Brasil”, o Diagnóstico Local, as orientações gerais para a Oficina do Plano Local e o encerramento com perguntas e respostas para tirar as possíveis dúvidas que surgissem no decorrer da reunião.