Cultura da Cooperação

terça, 07 de janeiro de 2020
Conheça um pouco do conceito que tem crescido mundialmente

Um novo conceito que tem se espalhado no mundo é sobre a cultura da cooperação. Mas, você sabe o que significa? Ela é baseada em um relacionamento entre pessoas com diferentes potencialidades que almejam alcançar um bem comum.

No mundo empresarial, cooperar significa criar um meio para atingir determinado objetivo comum e, para isso, é fundamental estabelecer uma relação de convivência e confiança para trabalhar em conjunto com a equipe. A cooperação é buscar mais representatividade no mercado, melhoria na governança da cadeia produtiva e aumento da competitividade dos negócios envolvidos.

Agora entra outro lado importante da cooperação: a competição. Competir não é uma atividade negativa pois sem a competição os pequenos negócios no mercado não sobreviveriam. Ou seja, a competitividade é uma forma de sobrevivência ou crescimento dos negócios no mercado.

Olhando por essa perspectiva, é notável que as empresas têm ganhado destaque como um meio capaz de competição. Algumas estratégias cooperativas tem sido utilizada com frequência para anunciar novas possibilidades de atuação no mercado, sendo elas o fortalecimento do poder de compras, compartilhamento de recursos, combinação de competências, oferecimento de produtos com qualidade superior, entre outras.

Segue abaixo os princípios e valores da cooperação

PRINCÍPIOS

Objetivos e visão comuns

Participação

Confiança

Respeito pelas pessoas

Valores compartilhados

Consenso

Complementaridade

Integração

Aprendizagem

A hora de se mexer e começar a aplicar a Cultura da Cooperação em sua empresa é agora!