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2º Papo Jovem Sobre Finanças

segunda, 27 de junho de 2022

Olá, Empresários, por que conhecer as Despesas da Empresa? Qual o impacto delas em seu RESULTADO?


Toda atividade, não importa o seu tamanho, tem gastos, tem custos e despesas. Esses custos e despesas precisamos conhecer. 
Em Finanças, existe um roteiro que precisa ser seguido em qualquer tempo. Eu diria que, sempre.


Se você produz pão para revenda, você gasta com farinha, sal, açúcar, óleo, gás, água, energia elétrica, salário.... São custos, que devem ser pagos pelo preço de venda dos nossos produtos e serviços.

O custo de um produto parece ser mais entendível que as despesas.

Quer ver? Um Empresário que compra camisetas de times de futebol e revende em sua cidade. Ele compra por R$ 45,00 e revende por R$ 90,00.  E afirma que tem um lucro de 100% em cada camiseta.

Algum equívoco? Não, "alguns". Primeiro, o lucro não é 100%. Se comprou por R$ 45,00 e vendeu por R$ 90,00, sobrou R$ 45,00 que é 50% da venda. Claro? Então, você lucrou R$ 45,00 ou 50%? Mas, e as despesas? Imagine que você vende em 3 parcelas no cartão de crédito. Você deve pagar aluguel pela maquineta, certo? Você deve pagar taxa de administração pelos cartões. Você deve ter despesas com água, luz, telefone, aluguel. Quer mais? O seu salário. E o imposto que você deve pagar todo santo mês. Percebe quanta despesa aquela margem de 50% tem que cobrir.


Poxa, é desestimulante? Não, ao contrário, é desafiante. Desafio para que você entenda a sua operação.

Para lembrar, Preço de Venda – Custo de Compra ou de Produção – Despesas = Lucro.
Como escrito anteriormente, a ideia do custo é clara e inquestionável. Mas, e as despesas?
Vamos lá, vamos entender quais as despesas fazem parte da nossa operação e como podem ser essas despesas.

Vejamos: 
1. você conhece as suas despesas variáveis? Aquelas que ocorrem quando você vende seus produtos e serviços? Exemplo: taxa de administração dos cartões, impostos, comissão.


2. você conhece as suas despesas fixas? Aquelas que ocorrem independentemente das vendas de seus produtos e serviços? Exemplos:  água, luz, aluguel, salários, contador, pró labore entre outras. Ou seja, essas despesas precisam ser pagas mensalmente com ou sem venda.
Para lembrar, Preço de Venda – Custo de Compra ou de Produção – Despesas = Lucro.
OU
Preço de Venda = Custo de Compra ou de Produção + Despesas + Lucro.


Você, Empresário, conhece todos os Custos e Despesas do seu Negócio? Você conhece o impacto das Despesas Operacionais em seu Negócio? Você sabia que precisa conhecer o Custo e as Despesas para formar seu preço de venda? Como você calcula o seu preço de Venda?


Vamos falar mais sobre isso?

 

Artigo escrito por:

Clodoaldo Guilherme
ACIAP Jovem
Consultor SEBRAE

Economista pela Universidade Federal do Paraná, ex Professor Universitário, Executivo de Empresas, Sócio Fundador e Diretor da G2 Consultoria e Treinamento, Consultor Credenciado pelo Sebrae e Consultor dos Núcleos Jovem e da Saúde.

 

Fonte: ACIAP Jovem

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