PROGRAMA
EMPREENDER

CLUBE DE
VANTAGENS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

4 Benefícios Empresariais Decorrentes da LGPD

sexta, 28 de janeiro de 2022

ACIAP Advogados

A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), tem o objetivo de reforçar a proteção relacionada aos direitos fundamentais, sendo estes amparados pela a privacidade em relação à utilização de dados pessoais sensíveis, viabilizando que o cidadão tenha conhecimento e controle sobre a coleta e compartilhamento destes.

Com a sua entrada em vigor, as empresas tiveram que se adaptar às normativas desta lei.

Em comemoração ao dia internacional da Proteção de dados, selecionamos 4 principais benefícios da LGPD para a sua Empresa:

1- Aumento da credibilidade e confiabilidade

Quando a Empresa mostra que está preocupada em manter o zelo pelos dados de seus clientes, fornecedores e funcionários, se adequando à legislação, ela atinge de forma positiva seus clientes, pois demonstra preocupação e cuidado no manuseio destes dados.

A preocupação com a segurança e privacidade destes dados, gera uma imagem positiva de transparência da Empresa e por isso aumenta sua representatividade e valorização.

Como consequência, aumenta sua credibilidade e fideliza seus clientes e parceiros de trabalho.

2- Mapeamento dos dados e organização

Para poder se adequar a LGPD você precisa detectar quais são as vulnerabilidades da sua empresa, com isso surge a necessidade do mapeamento dos dados, buscando entender como é realizada a coleta, armazenamento e descarte de informações.

Auxiliando desta forma, na organização do fluxo empresarial, vez que decorrente desta análise a Empresa poderá controlar quem terá acesso a determinadas informações e garantindo de fato os direitos previstos na lei, podendo gerar mais eficiência de trabalho.

3- Segurança jurídica e das informações

A empresa trabalhando de acordo com a legislação, poderá mitigar uma série de riscos que possíveis vazamentos de dados poderiam causar, evitando, recebimento de sanções administrativas e possíveis processos judiciais em razão de danos decorrentes dessa falha.

Agindo com responsabilidade no tratamento dos dados, ela traz a segurança das informações, fazendo o monitoramento de forma segura e adequada.

4- Mudança de cultura organizacional – Criando consciência

A empresa investindo na segurança de dados de terceiros, zelando pelo cuidado de coleta, compartilhamento e armazenamento, significa que ela está comprometida com a legislação.

Como consequência ela incute em sua equipe uma mudança na cultura organizacional, agregando valor ao seu trabalho.

Em resumo, a empresa ao agir de acordo com os termos da LGPD, traz para dentro da sua empresa princípios basilares de ética, transparência e boa-fé, contribuindo de tal forma, para a aproximação e fidelização dos clientes.
 

E você? Já está adequado a essa nova realidade?

 

Artigo escrito por:

Juliana Rezende Martos
ACIAP Advogados

Juliana Rezende Martos Advogada
Advogada há 10 anos, com especialização em Direito Público e Tributário, OAB/PR 60.961, Vice-Presidente da Cacileste Mulher, Diretora de Imagem Pública da ACIAP Advogados, Membro da ACIAP Mulher, Membro do Rotary Murici SJP, Secretária na Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SJP, Membro da Comissão de Direito Tributário e Empresarial da OAB SJP.

 

Fonte: ACIAP - Associação Empresarial de São José dos Pinhais

Galeria de Fotos