NÚCLEOS
SETORIAIS
PROGRAMA
EMPREENDER
CLUBE DE
VANTAGENS
CLUBE DE
VANTAGENS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Responsabilidade por ato do Administrador
terça, 01 de junho de 2021
A responsabilidade por ato do administrador, isso vale para o sócio administrador ou para administrador não sócio (empregado que figura no contrato ou estatuto social da empresa), abrange as esferas: Ética, Administrativa, Trabalhista, Tributária, Cível, Consumidor e Criminal.
As repercussões nas áreas acima elencadas vão desde a multa até prisão, as quais podendo gerar aos administradores, multas, bloqueio de bens, ordens de busca e apreensão, prisão, tudo por força do princípio da “Solidariedade Legal”.
Esfera Ética
Citamos como exemplo a conduta que desrespeita estatuto de condomínio, ciente de que hoje temos a espécie de condomínios empresariais que sediam escritórios e indústrias. Um caso concreto pode ser o excesso de velocidade ou manobras de risco no interior do condomínio, expondo a potencial risco demais condôminos.
Esta conduta contra o estatuto pode gerar uma multa maior do que se referidas manobras fossem realizadas nas vias abertas à circulação de veículo, cujo local é regrado pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Na esfera Administrativa citamos como exemplo a multa em processo licitatório e a multa administrativa ambiental.
Esfera Trabalhista
Aqui levantamos a possibilidade de responsabilidade por ato do administrador não se refere apenas a necessidade de manter os contratos de trabalho, pagamentos em dia, o pagamento das rescisões, mas, também, chamamos a atenção para as contratações de terceirização de mão-de-obra e a gestão de pessoal empregados e terceirizados.
Terceirizações de mão-de-obra
No caso das terceirizações de mão-de-obra o administrador tem que se atentar para a regularização da documentação e pagamentos da folha de salários e reflexos dos empregados terceirizados, bem como dos recolhimentos previdenciários e eventuais repasse de descontos em folha de pensões alimentícias.
Gestão de pessoal
No caso de gestão de pessoal, é importante que o gestor consiga identificar a existência de conflitos entre empregados ou até mesmo a existência de relacionamento extraconjugal entre empregados dentro das dependências da empresa. A questão parece banal, porém, pode se desdobrar em situações inimagináveis que colocam a reputação e boa fama da empresa em desvantagem, bem como possibilidade de ser responsável objetiva em caso de dano moral ou material causado por um de seus prepostos.
Esfera Tributária
Podemos citar a multa administrativa tributária em razão de desconformidade por ocasião de ato de fiscalização de qualquer das esferas de poder, União, Estados, Municípios e até mesmo autarquias, como INSS e órgãos de classe como por exemplo o CREA.
Esfera Cível
Aqui temos as ações de responsabilidade objetiva por atos de seus prepostos, como por exemplo acidente com maquinário ou veículo da empresa, causando danos a terceiros não vinculados à empresa. Aqui também podemos relacionar as ocorrências contra o mercado de consumo, ainda que a atividade da empresa não seja de varejo.
Esfera Criminal
Por fim, citamos os casos de responsabilidade na esfera Criminal por ato do administrador. Referidas responsabilidades seguem descritas no Código Penal e Legislação Especial Penal, as quais serão objeto de novos artigos, tendo em vista que as condutas são inúmeras e diferentes em cada tipo penal, muitas vezes desconhecidas dos administradores.
A consultoria e acompanhamento de profissional para adoção de métodos de Governança Corporativa que se funda em quatro princípios básicos: transparência; equidade; prestação de contas e, responsabilidade corporativa[i] é de vital importância para o fim de evitar repercussões negativas para empresa, seus sócios e administradores.
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5.ed. / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. - São Paulo, SP: IBGC, 2015. P. 20/21
Artigo escrito por:
JOÃO CARLOS VENÂNCIO
ACIAP Advogados
Advogado, com especialidade em Direito Criminal, extensão universitária em Direito Processual Civil, Direito Aplicado, Direito Empresarial Aplicado, Direito e Processo do Trabalho e Previdenciário. É Vice Coordenador do Núcleo Setorial dos Advogados da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São José dos Pinhais/PR e Vice Coordenador da Câmara Setorial dos Advogados da Associação Comercial e Industrial de Pinhais/PR. joaocarlosvenancio@gmail.com
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O protagonismo das pequenas e médias empresas na transição energética brasileira
A energia descentralizada está transformando as pequenas e médias empresas (PMEs) em agentes-chave da transição energética no país.
Aciap reafirma papel de liderança dos empregadores na VII Conferência Municipal do Trabalho
Aciap representa os empregadores de São José dos Pinhais na VII Conferência Municipal do Trabalho e contribui com propostas sobre inovação, inclusão e futuro das relações de trabalho.
ACIAP destaca protagonismo e integração no 8º Congresso Empresarial Paranaense
Entidade leva representantes, fortalece o associativismo e eleva o protagonismo empresarial da região
Democratização da sustentabilidade: como a energia limpa deixou de ser privilégio e se tornou acessível
Energia limpa com economia real, um modelo acessível para famílias e empresas
Aciap fortalece representatividade empresarial na Feira do Empreendedor do Sebrae/PR
Aciap marca presença no maior evento de empreendedorismo do Paraná e leva conhecimento, inovação e conexões estratégicas para fortalecer o empresariado local.
ASSOCIADOS
NATUREVET
RUA BENJAMIN NEGOSEKI
Telefone: (41) 3385-0213
IDBV CLINICA ODONTOLOGICA LTDA
RUA MARECHAL DEODORO DA FONSECA
Telefone:
ACL AGENCIA DE LICITAÇÃO
AVENIDA BAPTISTIN PAULETTO
Telefone:
JESSYCA KAMILA SILVA DE PAULA
RUA NORBERTO DE BRITO
Telefone:
FG IMÓVEIS
AVENIDA RUI BARBOSA
Telefone: (41) 3534-6659
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 03/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|