NÚCLEOS
SETORIAIS
PROGRAMA
EMPREENDER
CLUBE DE
VANTAGENS
CLUBE DE
VANTAGENS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
“Pro labore” do latim “Pelo trabalho”
quinta, 24 de março de 2022
Quando é aberta uma empresa a legislação e as regras da boa administração diz que as contas da empresa deverão ser separadas das contas do sócio, para o sócio fazer a retirada de dinheiro da empresa deverá ser feito de duas formas: pro labore e distribuição de lucro. Falaremos sobre o pro labore.
Ao redigir o contrato social da empresa, tem uma clausula que trata da administração da sociedade, nesta clausula é nominado o sócio que irá trabalhar na administração e por esse serviço ele deverá ser remunerado, mensalmente.
A legislação não estipula o valor que o sócio deverá receber, mas o indicado é que essa remuneração seja equivalente ao valor que se paga a um profissional contratado para o desempenho da mesma atividade o recomendável é que a remuneração do sócio seja igual ao maior que o valor do contratado.
Este valor será considerado uma despesa administrativa e deverá compor as matrizes de custos da empresa, para a determinação dos preços de vendas daquilo que a empresa tem como objeto.
Sobre o valor da remuneração do sócio tem a incidência de encargo da Previdência Social, que garante ao beneficiário os benefícios da Seguridade Social que são: auxilio doença, pensão por invalidez, auxilio maternidade (para mulher), aposentadoria por tempo de serviço ou por idade; e a família poderá ter o benefício do auxílio reclusão ou a pensão por morte.
O pagamento de “pro labore” para o sócio que trabalha é obrigatório conforme previsto na Lei nº 8.212/91 – Lei da Seguridade Social no seu artigo 12, e quando essa lei não é observada, a empresa poderá ser autuada a pagar a previdência com multas e juros sobre todo o valor da retirada feita como distribuição de lucro pelo sócio.
Para fazer o registro e a informação da retirada de “pro labore” o indicado é fazer com a ajuda de um profissional da contabilidade que está apto a atender todas as exigências legais e obrigações acessórias que as empresas precisam prestar, diminuindo os riscos de passivos para a empresa.
Artigo escrito por:
Rosângela Lendzion Biscaia
ACIAP Contadores
Verc Contabilidade
Especialista em contabilidade para profissionais prestadores de serviços da área da saúde, consultórios e clinicas, construção civil e advogados, empreendedora na área contábil.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O protagonismo das pequenas e médias empresas na transição energética brasileira
A energia descentralizada está transformando as pequenas e médias empresas (PMEs) em agentes-chave da transição energética no país.
Aciap reafirma papel de liderança dos empregadores na VII Conferência Municipal do Trabalho
Aciap representa os empregadores de São José dos Pinhais na VII Conferência Municipal do Trabalho e contribui com propostas sobre inovação, inclusão e futuro das relações de trabalho.
ACIAP destaca protagonismo e integração no 8º Congresso Empresarial Paranaense
Entidade leva representantes, fortalece o associativismo e eleva o protagonismo empresarial da região
Democratização da sustentabilidade: como a energia limpa deixou de ser privilégio e se tornou acessível
Energia limpa com economia real, um modelo acessível para famílias e empresas
Aciap fortalece representatividade empresarial na Feira do Empreendedor do Sebrae/PR
Aciap marca presença no maior evento de empreendedorismo do Paraná e leva conhecimento, inovação e conexões estratégicas para fortalecer o empresariado local.
ASSOCIADOS
METTA EMPREENDIMENTOS
RUA CASCAVEL
Telefone:
P & S TEMPEROS E CONDIMENTOS
RUA MANDIRITUBA
Telefone: (41) 9102-3027
DAPAREDE RODAPES E GUARNICOES
RUA IRATI
Telefone: (41) 9910-0007
M - FIX AUTOPERFURANTES
R AMIR ANGELO MOSS
Telefone: (41) 3283-4567
JESSYCA KAMILA SILVA DE PAULA
RUA NORBERTO DE BRITO
Telefone:
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 03/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|